2025-09-25 Fonte: cnbayarea.org.cn
Compartilhar:
Nos últimos dias, a plataforma de negociação digital "Guangjiaoyi" anunciou as licitações vencedoras para a construção da nova Estação de Guangzhou Nansha na Ferrovia Shenzhen-Jiangmen. Segundo o anúncio, prevê-se a conclusão do projeto da Estação de Guangzhou Nansha para 29 de fevereiro de 2028.
A Estação de Nansha, localizada no subdistrito de Zhujiang, distrito de Nansha, com uma área total de 120.000 m2, serve como uma estação auxiliar essencial para o centro de transporte de passageiros de Guangzhou. A estação está planeada para acomodar 14 plataformas e 29 comboios, ultrapassando a Estação de Guangzhou Baiyun (11 plataformas e 24 comboios).
De acordo com o plano, a Estação de Nansha estará ligada à Ferrovia do Porto de Nansha, à Ferrovia Shenzhen-Maoming, à Ferrovia de Alta Velocidade Guangzhou-Zhongshan-Zhuhai-Macau, à Ferrovia Sul de Zhaoshun e à Ferrovia Intermunicipal de Zhongnanhu. Passará ainda pelas Linhas 18 e 15 do Metro e pela Linha 4, de via dupla. Isto irá reforçar ainda mais a rede de transportes multicamadas da Grande Área da Baía, composta por "comboios de alta velocidade, comboios intermunicipais e sistema metropolitano", fazendo da Estação de Nansha um importante centro de transportes na Grande Área da Baía.
É de salientar que a conclusão da Estação de Nansha encurtará significativamente a distância entre as cidades da Grande Área da Baía, permitindo o acesso rápido às principais cidades da Grande Área da Baía, como Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan e Jiangmen, numa hora e ajudando a criar uma "Baía Interior Dourada" de 100 quilómetros ao redor do estuário do Rio das Pérolas.